Pastoral Juvenil

    Memória do Caminho
    Estamos a caminho, um caminho que não nasceu agora, que vêm sendo trilhado em vários lugares, com tons e cores diferentes, mas sempre com paixão pela eucarística e pela vida dos/as jovens. Um caminho que vem mobilizando Irmãs, Jovens e Educadores/as a trilharem um processo de conversão a realidade juvenil, as demandas, aos sonhos e aos projetos de vida da juventude, envolvida em nossas Obras e Comunidades. Aprendemos da experiência de Jesus, a valorizar a MEMORIA como elemento essencial para contemplar o HORIZONTE.


    Com os olhos atentos na memória e o coração cheio de esperança, desejamos provocar na Província Nossa Senhora do Rosário, um MOVIMENTO que gere autonomia e garanta um processo de formação integral, da juventude, nos seus espaços vitais (comunidades, obras, colégios, família, grupos e agrupamentos juvenis...).

    A experiência pessoal com Jesus é chave neste MOVIMENTO. Por isso propomos alguns lugares bíblicos que sejam tomados como referencia, para inspirar-nos nas etapas desse processo: Belém, Nazaré, Betânia, Samaria, Jerusalém e Emaús. Relacionados diretamente a esses lugares bíblicos, estão movimentos, atitudes e práticas, propostas para cada um dos anos (2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016). A partir disso, cada comunidade e obra, precisa pensar ações, a partir dos elementos propostos para cada ano, tendo em vista os seis anos.

    O caminho é gradual. Supõe respostas concretas para a vida das juventudes a partir da experiência com Jesus, na construção de uma proposta de Pastoral Juvenil Imeldina, que esteja a serviço do jovem e da sua vocação.

    Esse movimento, não é algo desligado e isolado, e parte fundamental de um processo latino americano, de revitalização da PJ. O continente em estado de missão, também se faz em estado de revitalização, de pensar outro caminho no serviço e acompanhamento aos/as jovens, a partir das reflexões do 3º Congresso Latino Americano de Jovens.

    Desejamos que cada um de nós, a partir dos nossos lugares de intervenção, possamos provocar um processo de conversão ao universo juvenil, com coragem e profetismo, na gratuidade e no serviço, com fidelidade a MEMORIA, dos/as que nos precederam no caminho com clareza do SERVIÇO necessário e com os olhos atentos no HORIZONTE, que queremos consolidar.

    Quem sou eu - pj.imelda
    A Pastoral Juvenil Dominicana Imeldina, é um serviço de acompanhamento e articulação, do trabalho com a Juventude, da Província Nossa Senhora do Rosário, da Congregação das Irmãs Dominicanas da Beata Imelda. Tem por objetivo acompanhar e articular a caminhada das diversas expressões juvenis, presentes em nossas obras e comunidades, bem como, colaborar de forma efetiva e afetiva na construção de projetos de vida, dos/as jovens vocacionados/as aos mais diversos serviços. Articulada a caminhada eclesial e fecundada pelo espírito do 3º Congresso Latino Americano de Jovens, a PJ Dominicana Imeldina, assume o Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil no Continente e se propõe a estar a caminho, no serviço a juventude como muita Tarefa e Esperança na Civilização do Amor.

Copyright © 2014 VIVERE