Etapas de Formação

    Postulado:
    É o período que precede e prepara ao Noviciado para uma resposta mais consciente a Cristo. A jovem vivenciará este tempo em uma comunidade que tenha condições e meios adequados para alcançar o objetivo próprio desta etapa.



    Objetivo:
    Discernir a própria vocação e desenvolver gradualmente as potencialidades humano-espiritual.

    Noviciado:
    É o período fundamental na formação à vida religiosa, no qual a noviça faz a experiência de Jesus na sua vida e gradualmente, toma consciência dos valores da vida religiosa e dos valores específicos da congregação. Nesta etapa a noviça faz experiência de oração pessoal e comunitária, cresce em sua relação com Jesus Cristo e, quotidianamente, deixa-se educar pela Palavra de Deus para ser capaz de dar uma resposta livre e consciente ao seu chamado que é um dom e um convite ao amor. É introduzida ao estudo que favorece a contemplação e a comunhão com Deus e alimenta o desejo e a vontade de comunicar aos outros aquilo que contemplou, nutrindo assim, a paixão e o amor pela difusão do Reino Eucarístico.
    No segundo ano de noviciado, terá oportunidade de fazer estágios apostólicos, fazendo experiências concretas da missão das irmãs, para discernir com maior profundidade a sua opção vocacional na Congregação e iniciar a unidade de vida contemplativa-ativa que sempre a acompanhará.

    Objetivo:
    Formar mente, coração e vontade segundo a espiritualidade dominicana eucarística.

    Juniorato:
    É o tempo de formação depois da profissão temporária onde a juniora recolhe os frutos das etapas de formação precedentes e continua seu crescimento humano e espiritual inserida em uma comunidade apostólica. Nesta etapa ela se prepara para a opção definitiva por Jesus com a profissão perpétua e torna-se idônea para a missão própria da Irmã Dominicana da Beata Imelda. Neste período conforme as condições e as capacidades de cada uma será oferecido formação teológica, espiritual, apostólica e profissional, para que a irmã possa responder às exigências da missão da congregação.



    Objetivo:
    Identificar-se com Jesus Eucaristia vivendo a radicalidade dos votos anunciando a Verdade.

    Formação Permanente:
    Para permanecermos sempre dinâmicas e vivas em nossa vocação, precisamos de formação contínua de renovação, permanecendo fiéis ao Espírito, à Igreja e atentas aos sinais dos tempos.

    A profissão perpétua é um momento privilegiado na vida pessoal de cada irmã. Ela inicia a etapa determinante no caminho da plenitude para Cristo. A formação permanente tem a finalidade de ajudar a irmã a viver, com entusiasmo, a sua identidade vocacional, na plena participação da missão da Congregação.

    Objetivo:
    Progredir no crescimento integral e harmonioso, na identificação com Jesus Eucaristia, no ardor apostólico. Espiritualidade da Irmã Dominicana da Beata Imelda.
Copyright © 2014 VIVERE