Terceiro Ano Vocacional

    3º Ano Vocacional de 20/11/2022 a 26/11/2023

     

    40º  do aniversário do 1º ano vocacional que alertou à oração e a promoção das vocações no país.

    Neste 3º Ano Vocacional, nós Irmãs Dominicanas da Beata Imelda, caminhando coma Igreja, refletimos:

    Tema do ano: Vocação: graça e missão. A vocação é iniciativa de Deus, é mistério, é experiência de encontro com Jesus Cristo e sensibilidade ao apelo.

    Lema: Corações ardentes, pés a caminho, a partir do relato dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35), que ajudará a renovar o ardor vocacional e a disponibilidade a sair em missão a partir de Palavra.

    Neste contexto todos somos chamados a promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade para que  sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações neste momento da vida da Igreja, no Brasil, marcado pelo 3º ano  vocacional que volta a refletir o convite de Jesus: “Vem e segue-me”.

    Vocação na Bíblía

    A vocação na Bíblia aparece como um projeto de Deus sobre a pessoa. É Ele que chama o homem à vida (Gn 1, 27); chama os israelitas a formar um povo (Dt 4, 32-40); chama grandes homens (Abraão, Moisés, etc). Esse chamado faz-se exigências nos profetas e profetisas e se apresenta plenamente “visível” em Jesus Cristo que por sua vez chama todas as pessoas ao Reino.

    Vocação de Maria

    Maria, jovem na idade de opção. Tem suas raízes na tradição do povo de Israel, mas abre seu coração à vontade de Deus. “Faça-se em  mim, segundo a tua Palavra” (Lc 1, 38).

    A vocação Cristã

    A vocação cristã amadurece na família, na paróquia, na comunidade de base, no grupo de reflexão e o florescimento das vocações é expressão da maturidade dos mesmos.

    Pelo batismo somos “consagrados” a Deus; mas existem  na Igreja outras formas de consagração: o sacerdote é consagrado a Deus “de um modo novo” ao receber do Bispo a Ordenação Sacerdotal; as religiosas e religiosos ao prometerem viver os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência, também se consagram a Deus “de um modo novo”. Assim  também os missionários e missionárias, leigos que se consagram totalmente a Deus e ao serviço do Reino.

    “De um modo novo” significa mais radical, total.

    Para todos, a Oração é de maior importância para a Pastoral; Oração nas famílias, nas comunidades, grupos e paróquias suscitam e sustentam as vocações. E, neste 3º ano vocacional, intensificamos nossas orações pelas vocações.

    Jovem, o agir de Deus na vida das pessoas é sempre através da história, fatos, lugares, experiências...

    Você já conversou com uma religiosa, religioso ou padre sobre sua vocação?

    Pense nisto. Deus lhe iluminará.

    Irmã Emília dos Santos, o.p.

     

    Referências:

    Diretório da Liturgia/2023

    Doc. Nº 36 da CNBB e artigo º 36 da CNBB e artigo 3º ano vocacional

    Acompanhamento vocacional Ed. Loiola – 2ª edição

    Cadernos vocacionais nº 24

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento. Para remover os cookies, clique aqui.
Conheça nossa Política de Privacidade.

Política de Privacidade
Copyright © 2014 VIVERE
TRANSPARÊNCIA